16 de outubro de 2008

Anúncios sobre escravos - Século XIX

Jornal "O Araripe", "Nº 17 Sabbado, 27 de outubro de 1855": 
"Annuncios
No dia 1 do corrente fugio deste Sitio Lameiro o escravo Raphael, criolo de idade de 19 a 20 anos, preto, altura mediana, não tem barba, peitos largos, estomagudo, um tanto cellado (sic), pernas finas, pés grandes e um tanto zambeta, cara comprida, olhos em proporção bocca grande, naris nem chato, nem afilado, não tem falta de dentes na frente e os tem limados, tem um enxaço (sic) em cima de uma mão a maneira de um loubinho, e abaixo da pá esquerda uma cicatris de um antrás ou pustema, vae vestido em uma camisa de algodão nova e foi visto na cidade depois da fugida 8 dias em casa do tal Labatut, esteve um dia e uma noute, dalli desapareceo, e desconfia se elle o ter ocultado e mandado vender. O abaixo assignado paga com vantagem a quem lhe trouxer dito escravo, ou der noticia certa. Lameiro 25 de 8brº de 1855. José do Monte Furtado"
Correio da Assembléia Provincial, "Nº 83 - Sabbado 27 de julho de 1839" 
"Annuncios
Na Caza do Sr. Facundo Vendem-se dois escravos. No dia 13 do corrente, fugio desta Cidade, hum escravo, de nome Joaquim, cabra acaboclado, cor palida, dentes abertos, corpo regular, pez (sic) grandes, e tem, o andar embalançado e quase manco, official de pedreiro, e idade de 18 a 20 annos, quem o pegar pode traser nesta Cidade a seo Sr. Joaquim de Macedo Pimentel, e no Cariri ao Sr. Antonio de M. Pimentel, que será generosamente pago o seu trabalho e despezas. Ceará 25 de junho de 1839"
Taí. Provas materiais do horror da escravidão e da coisificação da vida humana, que os historiadores chamamos de reificação.  

Nenhum comentário: