Pular para o conteúdo principal

Artigo: O uso de inventários na pesquisa histórica

No blog incluirei artigos, capítulos e outros materiais relativos às minhas pesquisas e também sobre aulas, textos de outros historiadores e questões afins à História. 

Inicio com artigo publicado no ano de 2006, na revista Cadernos de Cultura e Ciência (Universidade Regional do Cariri), sobre o uso de inventários post-mortem na pesquisa histórica.     

RESUMO Este artigo pretende fazer a discussão sobre as possibilidades e as limitações do uso de uma fonte primária específica na pesquisa histórica: os inventários, documentos que possuem uma diversidade de informações. As possibilidades do trabalho com fontes documentais escritas não se extinguiram, pelo contrário, são muitas e dependem da abordagem realizada pelos historiadores. O trabalho de abstração do historiador é permanente. Durante o contato com as fontes documentais, esse processo dialético ocorre. Por isso, no contexto de elaboração de um projeto de pesquisa, a referência a uma teoria é essencial. É dessa problematização que decorrem as questões metodológicas e da aplicabilidade das fontes na pesquisa histórica. Além da discussão teórica sobre o uso dessa fonte primária, apresentamos a utilização dos inventários no processo de pesquisa em andamento sobre as relações sociais e a importância da mão-de-obra escrava na formação social da cidade do Crato, no século XIX. 

Palavras-chave: Teoria, Metodologia, História Serial



Acesse o artigo completo no link: 

Comentários