Pular para o conteúdo principal

Livro "História Social dos Sertões"


Conheça o livro História Social dos Sertões, uma obra coletiva, escrita pelos membros do Núcleo de História Social e Ambiente - NEHSA, grupo de pesquisa certificado no CNPq.

Link da Editora:

https://www.editoracrv.com.br/produtos/detalhes/32995-historia-social-dos-sertoes

Sinopse

Historicamente, “sertão” foi uma condição atribuída a vários lugares diferenciados, símbolo imposto em certos contextos históricos e determinadas condições locais. Nos mais diferentes campos de luta, constituiu-se a história de homens e mulheres nos sertões brasileiros. Desse modo, a partir da perspectiva da História Social, os capítulos que compõem o livro tratam de questões que tem como referência a condição sertão, intersecção que dá origem ao título que é apresentado aos leitores (as).
A obra está organizada em quatro partes: - Territorialidades e fronteiras, - Mundos do trabalho e da propriedade, - Religiosidades e cultura, - Sociedade e Política, com um recorte temporal que vai do século XVIII ao século XXI. Refletir sobre diferentes espaços do interior, a partir do recorte temporal e da pena historiográfica foi a tarefa a que se incumbiram as autoras e os autores. 




Comentários